Até pouco tempo atrás as videoconferências eram elementos possíveis só nos filmes e desenhos, e ficávamos imaginando o prazer (ou não) de realizar uma videoconferência no trabalho ou em casa.
Bem na realidade as videoconferências já são uma realidade palpável desde a década de 1970, porém só em meados dos anos 2000 se popularizou no meio corporativo, e em breve em nossos lares.
Videoconferência – Qual a sua funcionalidade?
Na verdade é um sistema tecnológico que permite a comunicação com áudio e vídeo, simultaneamente, através de equipamentos e programas. É o sincronismo da transmissão e recepção, sendo possível manter contato com pessoas de qualquer lugar do mundo, em tempo real.
Veja também: Como funciona as Salas de Videoconferência
Esse sistema atualmente faz parte da rotina das grandes e médias corporações comerciais e industriais, basta ter uma filial que a videoconferência passa ser uma ferramenta útil e econômica de comunicação.
Imagine o quanto as empresas não economizam em tempo e recursos para realizar reuniões com seus executivos de cada matriz ou filial, apenas utilizando a videoconferência, pois com ela é possível transmitir arquivos e materiais de trabalho, além da cooperação de usuários.
Videoconferência requer Aplicações amplas
A videoconferência tem aplicações mais amplas de uso: das forças armadas, até a medicina, onde já foram realizadas cirurgias de grande complexidade via videoconferência, pois o paciente estava em uma localidade e o médico em outro. Até casamento já foi realizado por esse sistema.
Normalmente a videoconferência é realizada no seguinte ambiente: uma sala dotada de uma câmera especial e alguma facilidade tecnológica para a apresentação de documentos. Atualmente, com os processadores cada vez mais rápidos e a internet banda larga cada vez mais ágil, surgiu um novo tipo de videoconferência, a webconferência, que não precisa de salas especiais e muito menos equipamentos ultra modernos: a interação é feita por uma webcam e um microfone simples.
Hoje muitos smarthphones (Androids e Iphones) tem a opção de videochamada, claro que com alguns requisitos específicos para os aparelhos, como a câmera frontal. Mas cuidado para não confundir a videoconferência com chat e teleconferência, pois há diferenças simples: Na teleconferência não é possível realizar uma conversa entre duas vias, ou seja, a imagem é em tempo real, mas não ocorre um diálogo entre o emissor e o receptor. Já o chat é em tempo real, mas mesmo como uma webcam não há “conversa real”, pois a comunicação e feita por textos digitados.
Hoje softwares gratuitos aderiram as webconferências e oferecem o serviço de videochat, como é o caso dos famosos Skype (mais recomendado para uma webconferência ponto-a- ponto), ooVoo e Mikogo.
Todos esses possuem interfaces simples, e o usuário é convidado a interagir com pessoas que também possuem o programa. O custo do empreendimento se resume à compra da webcam.
O que tudo indica que o popular Whatsapp irá trilhar o mesmo caminho realizando também videochamadas em tempo real… E você achando que aqueles dois traços azuis já eram para infernizar, agora sim acabou a paz.
No vídeo abaixo você pode ver como usar uma videoconferência no Skype: